A declaração do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), não pegou bem com o amigo e prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). Em vídeo resposta publicado no início da noite desta quarta-feira (24), o chefe do Executivo detonou o parlamentar o acusou de ser "duas caras" por criticar a ele a intervenção e querer que o Estado assuma de novo a Saúde, agora que se aliou oficialmente a Mauro Mendes para disputar a prefeitura. "É vale tudo pra ser prefeito?", questiona Pinheiro.
Em vídeo gravado em seu gabinete no Palácio Alencastro, o prefeito disse que acabava de voltar de Brasília e ficou surpreso com as declarações do político. Segundo ele, Botelho foi crítico da intervenção e agora a defende.
"Até tu, Botelho? Meu amigo Botelho. Intervenção na Saúde, você ainda está nesta? Já falamos o quanto a intervenção foi ruim para Cuiabá, piorando o sistema mais ainda. Você estava bem ciente da situação da Saúde na intervenção e agora vem mudando tudo? É o vale tudo para ser prefeito?", questionou.
Mais cedo, o presidente do Legislativo havia comentado que o sistema de saúde da Capital está "crítica e caótica" e que não descarta uma nova intervenção para que a população seja atendida com mais qualidade.
"Eu estava conversando com o desembargador Orlando Perri, porque precisamos falar mais sobre a saúde de Cuiabá. Voltar a discutir isso com o governo do Estado, com o Tribunal de Contas e Ministério Público novamente. É muito crítico, estão aumentando as filas, os atendimentos estão precários, as condições de trabalho dos médicos e enfermeiros estão precários, os atrasos na saúde são imensos. E quem está trabalhando lá são heróis", disse o deputado.
Nesta tarde, o Conselho Regional de Medicina (CRM) convocou reunião com representantes as Saúde municipal e estadual, além da classe de profissionais. Contudo, nada de concreto foi decidido além da elaboração de um plano de contingência e encaminhamentos de pacientes menos graves das Unidades de Pronto Atendimento para os postos de saúde.
"Tenho conversado com o conselheiro Sérgio Ricardo e não te vi por lá. Estamos discutindo várias ações, como o Ministério Público junto. Até a estadualização do HMC e do São Benedito, porque Cuiabá já se sacrificou muito. Vamos lá, Botelho, chutar canela não vale. Vai voltar a ser o Botelho paz e amor, propositivo, preocupado com o povo e não com a eleição", declarou o prefeito.
Fonte: Gazeta Digital