O governador Mauro Mendes (União) anunciou, na manhã desta segunda-feira (6), que o governo de Mato Grosso vai doar R$ 50 milhões para ajudar as famílias afetadas pelos fortes temporais no Rio Grande do Sul (RS). A doação vai passar pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e também deve contar com a ajuda do agronegócio.
Segundo Mendes, o montante deve ser utilizado para recuperar estradas, escolas, casas e ajudar as vítimas afetadas pela crise climática na região, considerada uma das maiores da história.
"Hoje à tarde vamos nos reunir com o setor produtivo e com a Assembleia Legislativa para aprovar um repasse de R$ 50 milhões, que deverá ser usado para reconstrução de pontes, estradas, escolas e para ajudar as famílias, vítimas dessa tragédia climática", disse.
Ainda conforme o governador, caminhões com mantimentos serão enviados para o RS. Na semana passada, uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi enviada para o Rio Grande do Sul. O helicóptero do Ciopaer, dois pilotos e 3 tripulantes atuam nas ações sob coordenação da aviação do estado gaúcho. Já no sábado (4), o governo também enviou equipes do Corpo de Bombeiros Militar com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores para auxiliarem nas operações na região.
Segundo as autoridades, já são 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. "São milhares de famílias gaúchas que precisam da ajuda de todos nós, brasileiros, para reerguerem suas vidas", acrescentou Mendes.
Fonte: Gazeta Digital