1

Secretário afirma que tragédia no sul acende alerta para MT

Por Pablo Rodrigo e Allan Mesquita em 09/05/2024 às 11:08:17

O secretĂĄrio-chefe da Casa Civil, FĂĄbio Garcia, afirmou que a tragédia climĂĄtica no Rio Grande do Sul acendeu um alerta em Mato Grosso, que também poderĂĄ sofrer com a seca e incĂȘndios na região do Pantanal e no Cerrado. As queimadas registradas nos últimos anos devastaram imensidão de vegetação de deixaram animais desabrigados, causando grande impacto ambiental.

Segundo ele, o assuntou chegou a ser discutido com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂĄveis (Ibama), na reunião que tratou da licença ambiental para as obras do Portão do Inferno. Garcia alerta para uma possível seca no Pantanal, o que potencializaria focos de incĂȘndios na região.

"Nós temos uma preocupação grande esse ano, em especial com a região do Pantanal. A gente tem observado um volume de chuvas naquela região menor do que nos anos anteriores, portanto, existe uma preocupação grande com incĂȘndios no Pantanal", disse nesta quarta-feira (8).

"A gente teve ontem, inclusive, na presidĂȘncia do Ibama com a bancada do Senado Federal e nós conversamos sobre a necessidade da gente fazer previamente um alinhamento entre essas entidades, Ibama, ICMBio, governo de Mato Grosso e todos os Poderes constituídos para que a gente possa organizar bem o enfrentamento a essa seca em toda a região de Pantanal", completou.

Ambientalistas e especialistas apontam que a flexibilização das regras potencializa as tragédias ambientais, como as enchentes no Rio Grande do Sul na última semana. Em Mato Grosso, nos últimos anos, a Assembleia Legislativa (ALMT) aprovou vĂĄrias leis flexibilizando a legislação ambiental, como o plantio e empreendimentos em ĂĄreas úmidas no Pantanal, a liberação de mineração em reservas legais, entre outras.

O governo Mauro Mendes (União) encaminhou à Assembleia um pedido de autorização para doar R$ 50 milhões dos recursos do por meio do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para o Rio Grande do Sul. Medida foi aprovada e deve ser sancionada na quinta-feira (9).

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro
2
3