A deputada federal Coronel Fernanda (PL) disse que o governo de Mato Grosso "falha" no combate as facções criminosas no estado. Na avaliação dela, o Estado precisa reforçar o número de policiais nas ruas.
Durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10), a parlamentar enfatizou que Mato Grosso e outros estados do país sofrem uma defasagem de 40% no efetivo policial para atender a população.
"Os governos estaduais precisam entender que a Segurança Pública necessita de investimento constante e não temporário. Em Mato Grosso não tem acontecido da forma necessária e eu tenho cobrado muito do governador Mauro Mendes a inclusão de novos policiais", disse na terça-feira (28).
A crítica foi feita quando Fernanda, que é coronel da reserva da Polícia Militar, foi questionada sobre o avanço das facções, que tem estendido seus "tentáculos" em todas as esferas da sociedade.
A parlamentar aproveitou a oportunidade para rebater a crítica do governador Mauro Mendes (União), que atribui a situação à fragilidade das leis no país. "Não é questão de faltar leis, hoje falta efetivo. Estamos com um efetivo que não chega a 7 mil homens na ativa no estado. Somos o celeiro do mundo e as facções saíram da Capital e estão indo para o interior e para as cidades que são prósperas", continuou.
Fernanda ainda pontuou que apenas investir em armas e câmeras, como tem feito o Executivo estadual, não será o suficiente para frear o crime. "Não adianta só comprar armamento, colocar câmeras, se não vai ter homens para atuar nas ruas. Essa é uma das falhas que eu vejo aqui no Estado", finalizou.
Fonte: Gazeta Digital