O deputado estadual Valdir Barranco (PT) fez duras críticas à atuação da secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti na condução da pasta. Na avaliação do parlamentar, o órgão não age contra os garimpos ilegais e trava a análise de processos, o que prejudica pequenos produtores.
"Ela está na Sema há mais de 10 anos. A Sema é um problema para o estado, ela fragiliza os mais pobres, tem milhares de licenças ambientais de produtores rurais que emperram desenvolvimento do estado impedidos de contrair financiamento de instituições bancárias e até programa sociais e ela não sai de cima desses processos", disse à imprensa na manhã de quarta-feira (19).
As obervações foram feitas diante da cobrança para liberação de licenças necessárias para a realização de obras que prometem resolver os deslizamentos nos paredões do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Nessa semana, Mauren chegou a dizer que a previsão é de que os documentos sejam expedidos até o fim de junho.
Barranco, por sua vez, acrescentou que não aceitará que a responsabilidade da questão recaia sobre o governo Federal e culpou o governo estadual por não tomar nenhuma providência nos últimos anos.
"A Mauren não tem moral para falar do Ibama. Tem muito problema para Mauren cuidar, tem os garimpos ilegais que são muitos em Mato Grosso, que não têm licença. Ela não fiscaliza. Tem muito problema para cuidar e ficar falando do governo do presidente Lula. E outra, se tem um responsável aí, é o governo Mauro Mendes e Mauren, que durante 5 anos que ela era secretária e ela não tomou providências quanto a isso", complementou ao citar os deslizamentos no Portão do Inferno.
Fonte: Gazeta Digital