Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o leilão para importação de arroz foi anulado porque houve uma "falcatrua numa empresa". A polêmica acabou resultando na demissão do ex-deputado federal Neri Geller (PP), que ocupava o cargo de secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura e Pecuária.
"Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. E, depois, tivemos anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. Por que eu vou importar? Porque o arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá para ser um preço exorbitante", argumentou Lula.
Conforme noticiou o GD, o governo decidiu importar arroz poucos dias depois da enchente que devastou o Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção nacional do grão, mas já havia colhido 80% do cereal antes das inundações.
Contudo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que havia indícios de incapacidade técnica e financeira de algumas empresas vencedoras e decidiu anular o leilão realizado para importar o arroz. Um ex-assessor de Geller, que também é sócio do filho do então secretário em uma empresa, foi um dos negociadores do leilão. Isso fez com que a oposição e associações de produtores alegassem um suposto favorecimento.
Em razão da polêmica em torno do procedimento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a saída de Neri Geller no dia 11 de junho. Na ocasião, o gestor disse que Neri Geller colocou o cargo à disposição do governo e foi demitido.
No entanto, Neri alega que não pediu demissão e sequer foi atendido por Fávaro após a notícia da exoneração.
Fonte: Gazeta Digital