Parte dos deputados da base aliada do governo Mauro Mendes (União) se reuniu no Palácio Paiaguás para discutir a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) que ocorrerá no próximo dia 7 de agosto. A nova proposta é lançar o nome do deputado Carlos Avallone (PSDB) para a primeira-secretaria.
Conforme o GD apurou, o objetivo é tentar mais uma vez demover as 14 assinaturas que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) tem em apoio ao seu nome para ser a primeira-secretária. Durante o encontro, o governo colocará na mesa as declarações do ex-deputado José Riva, pai de Janaina, que teria alertado o governo que a deputada seria empurrada para a oposição, caso o governo use a máquina para derrotada. Na visão do governo, isso seria uma ameaça clara ao governador.
Outro ponto apresentado é o fato de Janaina Riva ter se reunido com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para conquistar o voto do deputado Juca do Guaraná (MDB). A estratégia é convencer os demais parlamentares, que Janaina na primeira-secretaria poderia manchar a imagem da Assembleia, por conta do pai de Janaina.
Caso os parlamentares acatem a proposta, os deputados Beto 2 a 1 (União) e Dilmar Dal Bosco (União) recuariam da disputa. A eleição da mesa diretora ocorrerá no dia 7 de agosto, durante a primeira sessão após o recesso parlamentar. As inscrições de chapa ocorrem de 2 a 5 de agosto. E o voto será secreto.
Fonte: Gazeta Digital