Candidatos a prefeito de Várzea Grande reagiram ao resultado da primeira rodada da pesquisa Gazeta Dados, divulgada nesta terça-feira (27). O levantamento trouxe a "temperatura" da corrida eleitoral na região metropolitana.
Na corrida pela reeleição, o atual prefeito da cidade, Kalil Baracat (MDB), lidera com 56% das intenções de votos. Ao comentar sobre os números, o emedebista disse que os dados refletem o trabalho feito no município.
"Sem dúvidas, é o melhor presente de aniversário", iniciou o gestor, que completa 43 anos nesta terça. "Recebo com muita alegria, estou muito feliz com esse resultado positivo. Isso mostra o desempenho do nosso mandato e que estamos no caminho certo, fazendo uma campanha limpa e com o coração", acrescentou.
A candidata Flávia Moretti (PL), também comentou o panorama. Ela aparece em 2º lugar com 12,7% da preferência dos várzea-grandenses. Para a reportagem, a empresária disse que a "população deseja mudança".
"A melhor pesquisa é da rua. E só andar por Várzea Grande para saber que a população deseja mudança. Nesta sexta-feira começa o programa de rádio e TV e intensificaremos o corpo a corpo para fazer uma virada histórica e dar um basta na velha política, que há mais 60 anos vem contribuindo para travar o desenvolvimento da nossa cidade e com empobrecimento da nossa gente".
Já a candidata professora Liliane Borges (PT) é a terceira com 3,4%. A petista se manifestou por meio de seu coordenador de campanha. Ao GD, o representante demonstrou otimismo afirmando que os números devem crescer como andamento da campanha.
"Pesquisa, temos que respeitar. Ainda não temos o nome dela 100% divulgado, começamos ter os materiais agora. O objetivo é seguir em frente e ter a melhor a votação para", disse José de Aguiar Portela, o Zito Portela
Aparecendo em último colocado, com 0,8% das intenções de votos, Miltão (PSOL) desqualificou os dados. Disse também que espera melhorar seu desempenho com a divulgação nas ruas.
"Pesquisa aqui é tendenciosa, muitas vezes tem influência. Saiu, saiu. A gente sabe que tem manipulação em cima disso ai. Toda vida foi assim. Nós não vamos questionar isso. Estamos começando agora o nosso trabalho e daqui a pouco vamos estar com nossa campanha na rua. A partir dai vamos ver o que vai dar", expressou.
Gazeta Dados
A pesquisa foi realizada entre 20 a 23 de agosto e ouviu 800 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional de Várzea Grande. Foram feitos questionários em 87 bairros.
A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados de distribuição PNAD-IBGE e do TSE e TRE-MT 2024.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-08126/2024.
Características dos entrevistados
A pesquisa percorreu 87 bairros de oito regiões de Várzea Grande. Dos interrogados, 54% eram do sexo feminino e 46% do masculino. Quanto à escolaridade, 4,56% eram analfabetos, 34,9% tinham o fundamental completo ou incompleto, 42,82% possuíam o ensino médio incompleto ou completo e 17,72% com nível superior cursando ou incompleto.
Fonte: Gazeta Digital