O juiz Moacir Rogério Tortato, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, concedeu direito de resposta ao candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União) nos stories do Instagram do candidato Abilio Brunini (PL) por conta de ataques com uso de fake news.
Conforme a decisão do magistrado, a postatem com a resposta de Botelho deverá ficar no ar por 48 no perfil de Abilio em razão das publicações em que o deputado federal insistiu na falsa informação de que Botelho teria confessado algum crime ou estaria envolvido em algum caso de corrupção.
"Reputa–se sabidamente inverídica a propaganda exibida em cadeia de rádio, que imputa a candidato acusação em crime de corrupção", consta de trecho da decisão.
O magistrado ainda puxou a orelha de Abilio ao destacar que os participantes do processo eleitoral devem pautar suas condutas de forma a evitar a propagação de mensagens falsas.
Eduardo Botelho denunciou ter sido alvo de "ataques difamatórios" por parte dos outros três oponentes: Abilio Brunini, Lúdio Cabral (PT) e Domingos Kennedy (MDB).
Desde o início do ano eleitoral, o candidato do União Brasil conseguiu mais de 30 decisões favoráveis somente por conta da divulgação de informações falsas e descontextualizadas.
Em uma das decisões, o magistrado Moacir Rogério Tortato chegou a afirmar que tem se usado o "vale tudo pelo voto".