Um fazendeiro de 54 anos foi preso na segunda-feira (11), por ameaça, desobediência e desacato após destruir caminhonetes do Governo de Mato Grosso, durante uma abordagem policial em Colniza (1.060 km de Cuiabá). Ele enfrenta acusações de crime ambiental relacionado ao desmatamento ilegal.
Imagens que circulam nas redes sociais, mostram o fazendeiro com uma enxada na mão, gritando "sai de perto de mim", enquanto os policiais militares falam "você tá preso". Em seguida o fazendeiro começa a destruir as caminhonetes do Estado.
Segundo informações da Polícia Militar, o fazendeiro reagiu com nervosismo quando uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais militares realizavam uma fiscalização em sua propriedade particular e identificaram uma área desmatada de forma irregular.
O proprietário, ao questionar a polícia sobre a possível apreensão da máquina de esteira que o pertencia, foi orientado a verificar a situação no local, cerca de 3 km da sede. Lá, foi constatado que um trator de esteira estava derrubando arbustos e vegetação, e os militares identificaram uma área de preservação significativamente danificada. Ao questionar o fazendeiro sobre a autorização para o desmatamento, ele afirmou não possuir tal autorização. Diante disso, o fazendeiro foi informado sobre o crime ambiental que estava cometendo, e seu maquinário seria apreendido.
Em um momento subsequente, o fazendeiro ameaçou destruir os veículos oficiais do Estado com uma pá escavadeira, mas foi impedido pelos policiais militares. No entanto, ainda agitado, ele utilizou uma foice para danificar as caminhonetes. Os militares conseguiram contê-lo e o encaminharam para a delegacia local.
Fonte: O DOCUMENTO