A exoneração do presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, surpreendeu o próprio gabinete do ex-gestor. O ato, divulgado no Diário Oficial de segunda-feira (22) e assinado pelo governador Mauro Mendes e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, é retroativo ao dia 17 deste mês.
A data coincide com o anúncio da saída da ex-deputada federal Teté Bezerra da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), pasta que tem atuação relacionada à estatal. O nome do sucessor não foi oficializado e nem o substituo temporário, conforme de praxe.
Segundo informações, não houve uma conversa anterior com o ex-presidente sobre a sua saída do cargo. Com isso, o governador promoverá pelo menos duas mudanças no staff nos próximos dias. Diante do calendário eleitoral, é possível que mais alterações ocorram também em outros escalões do governo do Estado. A própria Casa Civil pode ter troca do titular também por conta do processo eleitoral.
Garcia disputa internamente no União Brasil a indicação para ser o candidato a prefeito de Cuiabá. Se dependesse apenas do aval pessoal do governador, o candidato seria o Garcia. O governo também não se manifestou sobre quem vai suceder Teté na Seaf, uma indicação do MDB de Mato Grosso. A bancada estadual da sigla pediu, em documento encaminhado ao governador, que o secretário-adjunto Luluca Ribeiro se torne o titular.
Contudo, outros nomes da sigla estão na disputa, como o ex-secretário Silvano Amaral. O também adjunto Clóvis Cardoso, amigo de longa data da família Bezerra, também é cogitado para comandar a Seaf. Segundo informações, desde o ano passado, Teté manifesta a vontade de deixar a Secretaria. Ela alegou motivação pessoal para pedir a sua saída do governo.
Todos os quatro membros da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, composta pela deputada Janaina Riva - que encabeça a indicação de Luluca - , além de Thiago Silva, Juca do Guaraná e Dr. João, assinam o documento que dá o aval do partido para Ribeiro, que é sobrinho do falecido ex-governador Dante de Oliveira.
Fonte: GAZETA DIGITAL