1

Em reunião, Fávaro defende campo progressista e pede união

Por Portal Imparcialidade em 23/01/2024 às 11:45:27

Valter Campanato

Em reunião com lideranças no último domingo (21), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro defendeu o campo mais progressista da política e aproveitou a oportunidade para destacar avanços realizados sob a gestão do presidente Lula. Segundo Fávaro, ele passou a criar sua identidade política em 2018.

Ao defender uma união em torno da pauta progressista, Fávaro relembrou sua trajetória política e afirmou que começou a criar sua identidade política em 2018.

"Por um soluço da política, me tornei vice-governador, mas comecei a criar identidade em 2018 quando, de fato, participei de uma eleição de frente, com meu nome, me posicionando. Mas a minha identidade política aflorou e ficou claro para a sociedade aquilo que carrego desde criança, que é ser um político que chegou num assentamento de reforma agrária, que saiu da pequena propriedade, voltada às políticas públicas e sociais mais intensas e isso você encontra no campo progressista", destacou.

De acordo com ele, ao tomar a decisão de apoiar o presidente Lula nas eleições de 2022 em um estado bolsonarista, conquistou uma realização pessoal.

"Consegui me realizar pessoalmente, ser a voz da resistência contra os desmandos políticos que o Brasil estava passando [?] Ter a oportunidade de estar ao lado do presidente Lula foi uma realização pessoal, de poder mostrar de fato para que vim na política e de que lado. Essa bandeira cravou, ficou clara, explícita hoje e vai me acompanhar por todo o tempo que eu estiver fazendo parte da política brasileira", concluiu.

Após ser chamado pelo presidente Lula, no último dia 8 de janeiro, para debater sobre o cenário eleitoral nos 3 principais colégios eleitorais de Mato Grosso, Fávaro destacou a proposta de um projeto político progressista. Ele ressaltou que, em 2023, o Brasil obteve a menor taxa de desemprego da história, uma inflação controlada, ganho de massa salarial evidente, a reposição da massa salarial, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) acontecendo em todos os estados brasileiros, o maior Plano Safra da história, resgate do respeito e credibilidade internacional que resultaram no recorde da balança comercial e, para o agronegócio, abertura de 78 novos mercados. "Será que as pessoas não compreendem que é fruto de uma boa política internacional abrindo e gerando oportunidades?", questionou.

Por isso, defendeu que as eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano, têm o importante papel de defender uma política de inclusão social e desenvolvimento econômico. "Vamos fazer política da defesa desses programas, mas não com o liberalismo, não se vendendo a banqueiros, não se vendendo à custa do suor dos trabalhadores, mas incluindo os trabalhadores no crescimento econômico do nosso país", ressaltou.

União

Buscando a unidade no campo progressista, Fávaro lembrou que seu partido, há um ano, trabalhava o convite de filiação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), mas abriu mão de uma candidatura viável, tendo em vista que o parlamentar lidera as pesquisas de intenção de voto em Cuiabá, para apoiar a candidatura da Federação Brasil da Esperança, que deve definir o nome para concorrer ao Palácio Alencastro até o fim do mês.

Da mesma forma, em Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral do estado, o PSD definiu pelo apoio à candidatura de reeleição do prefeito Kalil Baracat (MDB), numa composição com o grupo de apoio ao presidente Lula.

Par a discutir a composição em Rondonópolis, Fávaro se reuniu com as principais lideranças do município e 3 nomes postos para a eleição municipal: o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD), o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin, o Teti (PT), e o diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José (PSB). O encontro contou com a participação do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), do ex-prefeito Percival Muniz (MDB) e do ex-governador Rogério Salles (PSDB), além do presidente do diretório do PT em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco; a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide (PT) e o deputado estadual Nininho (PSD), entre outros, fortalecendo uma construção ampla de forças progressistas em torno de um mesmo projeto para o município.

Fonte: GAZETA DIGITAL

Comunicar erro
2
3