Devido às festividades do carnaval, nesta segunda (12) e terça-feira (13) os órgãos públicos municipais e estaduais não abrirão. Porém, o comércio deve funcionar dentro da normalidade em Cuiabá.
O preparou uma lista com o que abre e fecha na Capital e no estado. Confira:
Órgãos municipais
A Prefeitura de Cuiabá informou que os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito e segurança serão mantidos nas datas. Não haverá aulas na rede municipal de ensino. O expediente no Palácio Alencastro retoma a normalidade, na quarta-feira de cinzas (14), a partir das 13h.
Órgãos estaduais
Como já divulgado no final de 2023 pelo governo do Estado, os dias 12 e 13 de fevereiro são pontos facultativos e órgãos estaduais não terão expediente, com exceção daqueles que trabalham em regime de plantão. Ganha Tempo não abrirá na segunda e terça. As escolas estaduais também não terão aulas. O atendimento normal retorna na quarta-feira.
Comércio
Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a data não é feriado e o comércio de Cuiabá receberá consumidores normalmente, tanto nas lojas de rua quanto shoppings, observando as diretrizes estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) específica para os lojistas.
A Assessoria Jurídica da Fecomércio informou que, no caso dos demais municípios, deve-se observar as obrigações previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho que abrangem as respectivas regiões, assim como as leis ou decretos publicados sobre o assunto.
Shoppings
Os shoppings abrirão normalmente todos os dias, tanto as lojas, no horário das 14h às 20h, quanto nas praças de alimentação, das 10h às 22h.
Bancos
Conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não funcionarão durante o carnaval de 2024 nos dias 12 e 13 de fevereiro. Na quarta-feira de cinzas (14), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.
A entidade orienta que transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências sejam realizados em canais digitais (aplicativos e sites). Carnês e contas de consumo como água, energia e telefone com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Fonte: GAZETA DIGITAL