Em agenda oficial na Ásia, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (união Brasil), destacou a pobreza da Índia, afirmando que se assustou ao andar nas ruas da capital Nova Delhi, onde participou da 42ª Feira Internacional de Comércio.
Em suas redes sociais, o chefe do executivo mato-grossense afirmou que, apesar da situação, o país tem bons dados de crescimento e ampla densidade populacional – o que pode favorecer a relação de mercado com MT.
"Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. E vemos na Índia, que é um dos países mais populosos, um parceiro em potencial para expandirmos nossas exportações", afirma Mendes.
Índia possui o índice populacional mais alto do mundo, com 1,428 bilhão de habitantes. Em abril de 2023, o país superou a China, que conta com 1,425 bilhão de pessoas.
"É um país que vai crescer muito, cresce 7% ao ano e segundo Banco Mundial deve manter esse ritmo para os próximos 10 anos. Ainda pobre, a gente anda pelas ruas e se assusta um pouco, mas tem grande potencialidade nesse dado apresentado", argumenta
Mauro participou da abertura oficial da feira, que é uma das maiores do país. Segundo ele, o objetivo é claro, "conquistar mercado para os produtos de Mato Grosso".
Os deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos) e Beto Dois a Um (PSB), que também acompanham a comitiva mato-grossense na Àsia, ressaltam os temas abordados e possibilidades positivas para o estado.
"Tivemos a oportunidade de conhecer o formato de como se relacionar comercialmente, as partes jurídica, detalhes das operações e foi muito produtivo", pontua Beto.
"Pudemos falar também sobre como podemos auxiliar os empresários de MT a exportar para a Índia, que hoje é o maior mercado consumidor do mundo", afirma Guimarães.
Fonte: O DOCUMENTO