1

Moradores denunciam envenenamento de gatos no bairro Cidade Alta, em Cuiabá

Animais foram encontrados mortos entre essa segunda (16) e terça (17).

Por ARQUIVO PESSOAL em 17/09/2024 às 15:05:13

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT


Um grupo de moradores do bairro Cidade Alta, em Cuiabá, denunciou uma série de envenenamentos de gatos que está ocorrendo na região. Há alguns dias foi observado o sumiço de alguns animais e, nessa segunda-feira (16), muitos foram encontrados mortos. O caso foi reportado à Polícia Civil, que investigará as mortes.

Uma das moradoras do bairro, que preferiu não ser identificada, contou ao RepórterMT que mais de sete gatos foram encontrados mortos entre essa segunda e hoje (17). Alguns estavam em um terreno baldio e outros em uma casa que tem piscina e que fica a maior parte do tempo fechada.


Outra denunciante acredita que o veneno causa sede nos gatos, que vão em busca de água e acabam morrendo na piscina.

Além disso, na manhã desta terça-feira (16), outra moradora encontrou um filhote que também apresentava sinais de envenenamento. "Ele não tá bem não, ele tá vomitando", relatou.

Os moradores começaram a notar o sumiço dos felinos quando eles deixaram de aparecer em uma casinha feita no bairro para abrigá-los e alimentá-los. "As comidas estão sobrando e os gatos estão desaparecendo", disseram.

Uma das denunciantes relatou que dois de seus gatos também estão desaparecidos. Outra, que tem mais de 10 gatos em casa, disse que está vivendo dias de medo e que mantém janelas e portas fechadas para os animais não saírem. "Nós que temos gatos não estamos conseguindo dormir, já choramos muito", desabafou.

Ela relatou ainda que a um tempo atrás cachorros também foram envenenados.

Conforme a Lei 14.064/2020, envenenamento de animais é crime e a punição é de 2 a 5 anos de prisão, além de multa. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena poderá ser aumentada em 1/3.

Um boletim de ocorrência denunciando o caso foi registrado pelos moradores na manhã dessa segunda.

O RepórterMT entrou em contato com a Polícia Civil para obter informações sobre as providências que serão tomadas em relação aos envenenamentos, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Fonte: REPÓRTER MT

Comunicar erro
2
3