1

Produtor de MT dá invertida em repórter francês sobre preservação ambiental: "Qual a contribuição dos governos europeus?"

Conversa foi compartilhada nas redes sociais do Sindicato Rural de Sinop.

Por Portal Imparcialidade em 31/01/2024 às 14:54:17

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, deu uma invertida no repórter de uma emissora de televisão francesa que durante uma reportagem o questionou sobre a preservação da Amazônia. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (30).

O vídeo mostra o momento em que o repórter pergunta o que o produtor rural pode fazer para ajudar na preservação do bioma. Diante da pergunta capciosa, Ilson Redivo responde que os europeus ainda não compreenderam o que os produtores fazem de concreto no Brasil no que diz respeito à política ambiental.

"Eu tenho mais da metade da minha área preservada, sem produzir. Eu pergunto o que os outros fazem. E pergunto o que você faz, eu devolvo a pergunta dizendo: o que você faz? Qual a sua contribuição para com o meio ambiente? Qual é a contribuição dos ambientalistas para com o meio ambiente?", indagou ao jornalista.

"Qual é a contribuição dos governos europeus para com o meio ambiente? Porque eles não mudam aquela matriz energética de vocês? Porque não mudam a matriz energética da Europa de um modo geral? Qual é a contribuição que dão lá para reduzir a emissão de gases poluentes? Essa é a pergunta que eu faço. Eu estou fazendo a minha parte, companheiro, mas muito bem-feita. Se todo mundo fizesse o que os produtores brasileiros fazem o mundo seria outro com certeza, porque nós não emitimos poluentes como vocês emitem", respondeu.

"Aqui tem empresas da Noruega, na Amazônia, explorando minério fazendo um regaço, fazendo um regaço e ninguém fala nada. E essa mesma empresa que nos mete o pau. Esse mesmo governo norueguês que mete o pau, que critica o meio ambiente, que fala em sustentabilidade, vai ver nas indústrias que eles têm aí explorando minério ver se são sustentáveis", disse.

"Eu acho que isso aqui é uma coisa assim 'faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço'. Essa conversa não é legal. Eu faço a minha parte, eu faço a minha parte muito bem-feita", concluiu.

Comunicar erro
2
3